26 março, 2012

Antepassados, ritual de gratidão


Hoje sonhei que tinha uma câmera digital que fotografava não a imagem que eu via e sim o passado daquele lugar, os primeiros objetos, as primeiras pessoas viveram ali... como se a energia deles continuasse a impregnar tudo em volta. Desse sonho me veio a necessidade de falar da importância de honrar os nossos antepassados, como isso é feito por diversas religiões e que deveríamos realizar rituais frequentemente para agradecer as bençãos recebidas daqueles que nos antecederam para que as gerações seguintes recebam também essa energia de gratidão.

Honrando os antepassados na visão do Xamanismo

É a oportunidade de honrar nossos ancestrais, de emanar Luz, Amor, Conforto e Sabedoria para com eles, porquê na verdade, estamos fazendo isso para nós mesmos. Amanhã seremos os antepassados de nossos filhos. Na nossa genealogia os antepassados são as raízes. Se ela estiver bem regada, bem cuidada, os filhos e netos prosperam em todos os sentidos e tudo seguirá o perfeito fluxo da Natureza Cósmica Universal.

"Honrar e agradecer a vida e ao passado é a pedra filosofal para a devida compreensão de nosso presente e do nosso futuro!"

Honrando os antepassados na visão do Budismo

Quando pensa que todas as ações dos nossos ancestrais estão guardados como semente em nossos corações, não podemos negar este interrelacionamento, é por demais profunda e exata a ligação. O culto ao antepassado é a expressão da nossa gratidão às graças recebidas e o compromisso de fazer germinar e desenvolver estas sementes. Conseguiremos: através da gratidão e retribuição às graças recebidas, além de praticar decisivamente o caminho de Bodsattva sacrificando pela humanidade. E esforçar-se para deixar boas sementes aos descendentes. Este é o significado profundo do culto aos antepassados. O ato de ofertar flores, luz, incenso, água, alimentos e entoarmos o Sutra resume em através deste culto aos antepassados dirigir gratidão retribuindo às graças recebidas e dedicam à prática do caminho de Bodsattva para que a semente do bem germine nos nossos descendentes, além de levar à purificação de suas a mas. Se pensarmos dessa maneira, concluiremos que o culto aos antepassados é o básico para expressar a nossa gratidão às graças recebidos, assim como é o básico para a prática diária do caminho do Bodsattva. Por isso, a oração aos antepassados deve ser praticada diariamente. Eu sinto que o antepassado é o meu espelho. Assim, diante do meu altar familiar, quando estou em oração sinto que com os ancestrais e toda minha alma vibra automaticamente surgindo sentimentos de gratidão dizen- do: "Muito obrigado por mais esta oportunidade de acumular virtudes de familia"  (Shigueo Kamata Professor e Doutor em Literatura da Universidade de Tokyo)

Honrando os antepassados na visão Celta


Samhain ocorre no ápice do Outono, 31/10 no hemisfério Norte e 01/05 no hemisfério Sul. Marca  o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Homenageie a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias aos seus descendentes. Ao anoitecer, acenda velas nas janelas da frente de sua casa, em sinal de respeito aos seus antepassados.

"Invocação aos Ancestrais

“Vocês que andaram nesta terra antes de nós,
Cujos corpos, mentes e espíritos
Deram forma aos nossos corpos, mentes e espíritos.
Vocês que andaram neste caminho antes de nós,
Cujas vidas têm feito a nossa vida possível.
Sejam três vezes abençoados... Slàinte!”

Faça uma oferenda aos antepassados. Sugestão: flores. E diga:

“Ouçam-nos, antepassados e ancestrais... Aos nossos avós e amados que já se foram, parentes de sangue e de coração. Sejam todos bem-vindos!”

Compartilhe uma comida que os antigos gostavam, conte ou escreva alguma história sobre os seus antepassados."

Honrando os antepassados na visão da Seicho No ie

Culto aos Antepassados
Orar pelos antepassados é transmitir o sentimento de amor e gratidão àqueles que nos antecederam.
“A Vida de todo ser humano está ligada aos antepassados, se não agradecermos às raízes da Vida, seremos como a flor amputada do caule: por mais que seja bela e vistosa, logo murchará e secará.” Seicho Taniguchi.


fontes:http://www.xamanismoancestral.com.br/rituais.html
http://www.rkk.org.br/Ensi13_Cult.html
http://www.templodeavalon.com/modules/smartsection/item.php?itemid=23
http://www.sni.org.br/culto_antepassados.asp


20 março, 2012

Ritual de Equinócio de Outono, como celebrar.


Existem várias formas de celebrar a chegada do Outono nas nossas vidas. Os rituais são de ação de graças e esperança no futuro. Normalmente, no hemisfério sul comemora-se a data no dia 21/03.

Algumas sugestões:
  • Um jantar entre amigos para celebra as conquistas e agradecer as bençãos recebidas.
  • Fazer uma super faxina em casa, desfazer-se do que não serve mais, consertar objetos estragados... 
  • Limpeza energética do ambiente
 4 Passos Básicos: Preparação, Purificação, Consagração, Preservação

Preparação: Você deve ter uma Intenção Clara, um Propósito.
Purificação: Maneira de desbloquear e energizar os pontos do aposento onde a energia estagnou. A energia estagnada está nos cantos da casa e onde há a doenças, pensamentos negativos e emanações de objetos não adequados ao local. Circule no aposento iniciando pelo Leste, com o pendulo na mão esquerda verifique a energia e com a mão direita limpe o local c/ sino, chocalho, pena, incenso, sálvia, água ... Ao final da limpeza, sacuda o corpo, respire fundo e com tempo diminua o ritmo dos movimentos ate parar e fique aberta a energia que circula no seu corpo.
Consagração: Invocação da energia para dentro da casa. Podem ser usados os mesmo instrumentos mais com objetivos diferentes.
Preservação: Para manter e assegurar os campos de energia invocados os protetores e energizadores do lar utilize Cristais,Objetos sagrados, Objetos naturais. Prepare o local onde será realizado o ritual com folhas secas, grãos, sementes e o com o que amadureceu recentemente. Você irá precisar de três caldeirões, incensos, água, fósforos, uma vela marrom, uma maçã, cerveja, vinho ou suco de frutas e pão de cereais. Poderá utilizar-se de um sino ou de um pequeno tambor para produzir uma batida xamânica durante o rito.
  • Crie um altar utilizando com folhas secas, grãos, sementes e o com o que amadureceu recentemente e outros objetos de poder.
Na Wicca existem correspondências específicas para a composição dos rituais baseadas nos simbolismos de cada época. Para celebrar o Outono use:
  • Plantas e frutos
  • Flores da época, crisântemos, cravos túnicos, ou as suas vagens e sementes, como a de roseira brava, madressilva, ameixa brava, medronho, amoras), benjoim (dizem… não sei o que é nem se existe por cá…), malmequer, mirra (desconheço…), folhas e cascas de carvalho (recomendam que apenas as caídas no chão).
  • Comidas típicas
  • Maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, milho, amoras pretas, cravo, além de pães, tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.
  • Bebidas típicas
  • Vinhos, cervejas, sidras, além de sumos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação (em especial a maçã).
  • Incensos
  • Cravo, patchouli, mirra, maçã, benjoim e sálvia.
  • Cores
  • Castanho, verde, laranja e amarela - cores outonais no geral.
  • Pedras
  • Cornalina, lápis-lázuli, safira e ágata amarela.
  • Outros elementos decorativos
  • Ramos de ervas secas, girassóis, folhas secas, batatas, bagas e espigas de milho.Você irá precisar de três caldeirões, incensos, água, fósforos, uma vela marrom, uma maçã, cerveja, vinho ou suco de frutas e pão de cereais. Poderá utilizar-se de um sino ou de um pequeno tambor para produzir uma batida xamânica durante o rito.

Com essas dicas você pode criar o seu próprio ritual invidual ou coletivo para celebrar e agradecer todas as conquistas, bênçãos e abundância recebidas ao longo do ano. 

Outono, momento de reflexão


Outono é a minha estação preferida. A natureza é sábia em seus ciclos. Depois de um verão de muita exposição, chega o outono pedindo calma e nos levando a introspecção e reflexão, preparando nosso espírito para o recolhimento que o inverno exige.

Segundo Leo Artese,o outono é o “ período ideal para o estudo de si, encontro consigo mesmo - balanço e processamento de todo o vivido na primavera e verão e construção de uma nova singularidade, um novo projeto de vida a cada vez mais sintonizado com a missão pessoal. Despojar-se de tudo o que não serve e que não corresponde ao momento atual. Encaminha-se ou recicla-se tudo o que não é usado ou não funciona. E assim gerar a nova vontade e novas atitudes.

Entramos na Caverna do Urso, na Direção Oeste da Roda, no Tempo do Outono, no lugar de introspecção e de escutar. O lugar para tornar consciente os verdadeiros propósitos de nossas vidas. É o tempo da maturidade.  É o tempo para se encontrar consigo mesmo, para cortar laços negativos da ancestralidade. O útero da Mãe Terra é representado pela caverna do Urso. É o lugar de morrer para renascer. Da nutrição e da proteção. Do mundo subterrâneo e da escuridão, o Feminino Profundo. É o tempo para se encontrar consigo mesmo, meditar profundamente.  Para ser nutrido com maior energia física, colocar os pés no chão. Para alcançar metas pessoais, conseguir silêncio interior e saúde física, mudar de emprego ou trabalho. A ênfase do Oeste é nas coisas sólidas e físicas.” 

14 março, 2012

Meditação com Mandala

Tenho dificuldade em me concentrar para meditar, achei uma ótima ideia esse site com mandalas para meditação. Faça o teste clicando no link http://somostodosum.ig.com.br/testes/meditacao/




13 março, 2012

Garota Selvagem

"Ela é a Garota Selvagem.
Nós assim a chamamos porque, como as selvas naturais, Ela segue suas próprias leis.
Ela é parte de todos nós, não importando nossa idade ou sexo.
Ela é a liberdade e alegria, o amor pela busca e pela mudança.
Ela é a criatividade e serenidade.
Ela é a primavera, cheia de potencial e energia.
Ela é a semente e o broto irrompendo em vida.
Ela é o caminho através da floresta, e Ela é a própria floresta”

(Garotas Selvagens, o caminho da Deusa Jovem. Patricia Monaghan)



Colagem feita como atividade para ativar o arquétipo da deusa jovem. 
Qual  a imagem do seu interior selvagem?  


07 março, 2012

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

   São apenas 18min. do seu tempo para ouvir essa mulher sábia.
" Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos."




Clique no link abaixo:
http://www.ted.com/talks/lang/pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html



02 março, 2012

Março, mês da mulher

Março é o mês do meu aniversário e encontrei o significado mágico para os dias de março.









"Março é o mês é dedicado ao deus Marte ou Marvos. Os saxões diziam que era o Mês da Renovação. Para os romanos representava o início de um ano novo que começava no equinócio. Os povos nativos nomeavam este mês de diversas formas: Lua da tempestade; Lua dos ventos; ou mês da Renovação. O lema do mês é "Liberte-se das amarras e livre-se dos conflitos". "

O mês de março tem como guardiões os silfos, elementais do ar. Quando chove muito à noite, dizem que são os silfos festejando. (coincidência ou não, comprei algumas fadinhas há uma semana atrás, e uma delas ilustra esse post).


Dia 14 (dia do meu aniversário e eu sou de Iemanjá, aí vai além das coincidências)
Dia das SEREIAS e Seres do  MAR.
Este é o dia de prestar uma homenagem a todos os seres encantados do mar. Se você puder estar perto do mar neste dia, ofereça às águas uma rosa branca, mentalizando amor e amizade antes de entregá-la ao oceano. Se você não puder estar perto do mar, coloque água e sal grosso numa bacia e coloque as pétalas de uma rosa branca, pedindo que renovem sua energia e tragam muito amor para sua vida.


Para saber mais sobre os dias mágico acesse o site: http://magiadailha.blogspot.com/

Para refletir: " A Cozinha do Amor"

Particularmente, eu adoro esse texto do site da Tato.



"...Agora imagine que você tem à sua disposição uma cozinha mágica, com todos os ingredientes em quantidades ilimitadas para as receitas mais variadas e deliciosas do planeta e uma criatividade infinita que lhe mostra como preparar todas elas. A que você quiser, na hora em que quiser.

Se nessa nova condição alguém bate à sua porta com um pedaço de pizza e lhe pede que deixe de ser você mesma em troca daquele alimento, você simplesmente lhe dirá: “Obrigada, eu não preciso desse pedaço de pizza, tenho aqui uma cozinha mágica e sou capaz de me oferecer um verdadeiro banquete”.

É essa a metáfora que o xamã da filosofia tolteca, Don Miguel Ruiz, usa para descrever as relações amorosas que vivemos atualmente, em seu livro O Domínio do Amor. Segundo ele, nos esquecemos de que cada um de nós possui, internamente, essa capacidade inata de fazer alquimias incríveis e nos proporcionar todos os sentimentos e sensações que gostaríamos de experimentar..."

Pachamama... I'm coming home...




Essa música me faz retornar ao lar e voltar a postar sobre o sagrado feminino com fiz de 2004 a 2008 com o blog Pachamama que não foi possível reabilitar.
Como nada é por acaso, começo tudo de novo e com a energia de agregar mulheres em torno de um círculo   para compartilhar arte, terapia e espiritualidade, inicialmente de forma virtual mas que em breve tome uma forma presencial e possamos todas nos reunir novamente! 
Mitakuye Oyasin - Para todas as minhas relações!


Pachamama

I'm coming home 
-to the place where I belong // 2x 


I want to be free, so free, 
like the flowers and the bees. 


Like the birds, up in the trees, 
like the dolphins, down in the seas. 

I want to fly,... so high- 
like an eagle in the sky. 

When my time has come - 
I'm going to lay down on the ground. 

And when my time has come, 
I'm going to rise up and fly. 

Pachamama, I'm coming home, 
to the place where I belong. // 2x 


I want to be free - be me... 
like the being that I see. 


Not to rise, and not to fall, 
being one, and loving all. 

There is no high, nor low... 
there is nowhere I should go. 

Just inside a little star - 
telling me, "Be as you are!". 

Pachamama, I'm coming home - 
to the place where I belong. // 2x )