14 fevereiro, 2018

o Cocar e o Carnaval

Compartilho aqui trecho do artigo :  Por que não cocar? Por Avelin Buniacá Kambiwá



Nós usamos cocar! Nós povos originários dessa terra chamada Brasil! ... nem todo “índio” usa cocar. Usar cocar de penas, palha e até de capim ou mesmo algo assemelhado, não é costume de todas as etnias até porque somos mais de 300 povos e falantes de mais de 180 línguas da pra dimensionar tamanha riqueza de universos? .
.
Ser indígena é pertencimento, cultura, ancestralidade, luta, labuta, coragem, lágrima e resiliência, mas antes e mais importante é a nossa espiritualidade. E para a grande maioria dos povos indígenas o cocar é um símbolo de força, de sacralidade de respeito e de resistência!
.
Porque não usar cocar no carnaval? Porque não é um adereço, não é uma fantasia. Ele religa toda a nossa cabeça com o sagrado do  povo o qual pertencemos! E quando falo de religar falo sim de religião.De toda uma visão de mundos. Estamos em circulo unidos e nossas lideranças políticas e espirituais ao centro nas penas grandes do cocar mas sem hierarquização porque sem as penas ao redor de nada vale as demais. Vivemos e existimos no coletivo.
.
.
É uma responsabilidade imensa usar o cocar na cabeça, carregar um território de Encantados ancestrais ao seu redor e toda uma comunidade que desenvolve e multiplica saberes milenares e seculares a cada geração... .
.


Fonte: www/radioyande.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário