24 janeiro, 2018
Deusas Lunares Indigenas
CAPEI, a DEUSA LUNAR - No princípio, a lua vivia na terra e era conhecida pelo nome de Capei. Era uma moça tão branca que parecia recortada nas águas da cachoeira. Passava os dias no fundo do bosque ou à beira das lagoas espalhando reflexos.
.
.
Capei exercia influencia sobre os reinos da natureza. Dizia-se que regulava as marés, a germinação das sementes, o brilho de certas pedras de cor, o fluxo das mulheres, o nascimento das crianças e dos bichos. .
.
Os índios, para cortar o pau e fazer um arco, para plantar uma roça ou para armar um covo na beira do rio, costumava consultá-la. Os médicos-feiticeiros, para receitar uma erva ao doente iam interrogá-la no fundo do bosque.
Jaci (do tupi Ya-cy ou Ia-cy, «mãe dos animais), na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora dos animais, dos amantes e da reprodução.Segundo a tradição, Guaraci, o deus do Sol um dia cansou-se de seu ofício eterno e precisou dormir.
Quando fechou os olhos o mundo caiu em trevas. Para iluminar a escuridão enquanto dormia, Tupã criou Jaci, a lua. Uma deusa tão bonita que ao Guaraci despertar por sua luz, apaixonou-se por ela. E assim encantado, voltou a dormir para que pudesse vê-la novamente. Mas, quando o sol abria os olhos para admirar a lua, tudo se iluminava e ela ia deitar-se, cumprindo sua missão.
Guaraci pediu então que Tupã criasse Rudá, o amor e seu mensageiro. O amor não conhecia luz ou escuridão. Podendo unil-os na alvorada.
"...Em uma aldeia havia uma jovem guerreira chamada Naiá, muita linda, que se apaixonou pela Lua e sonhava em ir com ela para o céu. Todas as noites, enquanto seu povo dormia, Naiá subia as colinas esperando pela Lua, na esperança de virar estrela e seguir com ela para o céu..." E assim começa o mito da Vitoria Regia.
🌙🌘🌙
Você sabia ?
"observação do céu sempre esteve na base do conhecimento de todas as sociedades do passado, submetidas em conjunto ao desdobramento cíclico de fenômenos como o dia e a noite, as fases da Lua e as estações do ano. Os indígenas há muito perceberam que as atividades de caça, pesca, coleta e lavoura estão sujeitas a flutuações sazonais e procuraram desvendar os fascinantes mecanismos que regem esses processos cósmicos, para utilizá-los em favor da sobrevivência da comunidade.
Diferentes entre si, os grupos indígenas tiveram em comum a necessidade de sistematizar o acesso a um rico e variado ecossistema de que sempre se consideraram parte. Mas não bastava saber onde e como obter alimentos. Era preciso definir também a época apropriada para cada uma das atividades de subsistência. Esse calendário era obtido pela leitura do céu. Há registros escritos sobre sua ligação com os astros desde a chegada dos europeus ao Brasil, mas é possível que se utilizassem desse conhecimento..."
.
.
Trecho de artigo da Scientific American Brasil, Mitos E Estações no Céu Tupi Guarani
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário