24 janeiro, 2018

As Encantadas / Nossas Sereias



🌊O mito das sereias é universal. Podemos encontrar na mitologia nórdica, africana, grega e também na brasileira. Sempre representada como perigo dos mares, sedutora dos homens e cruéis. Esse é o olhar da patriarcado. Mas para as mulheres o que ela simboliza pode ser transformador. 
"Sereia ou Sirena é uma figura da mitologia universal, presente em lendas que serviram para personificar aspectos do mar ou os perigos que ele representa. "

No sentido psicológico, "As sereias são o arquétipo que representam a união da Grande Mãe com a água, e esse elemento simboliza os sentimentos, as emoções, a intuição, etc., por isso é freqüente que nas histórias onde elas apareçam haja paixão, amor desenfreado e haja um mortal que acabe morrendo afogado nas águas e em seus sentimentos..."
🌊



"Iara ou Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é parda, possui cabelos longos e verdes, e olhos castanhos." 
Diz a lenda, Iara, cujo nome significa “aquela que mora na água”, era a melhor índia guerreira de uma tribo amazônica..."
.


As Encantadas! 🌊"Contam os Caigangues do Paraná que ha muito tempo atrás, na Praia das Conchas, ao sul da Ilha do Mel, na Gruta das Encantadas, viviam lindas mulheres que bailavam e cantavam ao nascer do Sol e ao crepúsculo. 🌊O canto delas era inebriante, dormente e perigoso para qualquer mortal. Se um pescador as escutasse, por certo perderia o rumo de sua Embarcação, indo bater nas rochas e naufragar." ⛵
.
🌿Os caingangues, Kainguangs, kaingang, kanhgág, guainás, são um povo indígena que desenvolveu sua cultura à sombra dos pinheirais (Araucaria brasiliensis). Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (São Paulo) e o rio Ijuí (nordeste do Rio Grande do Sul). ( wikipedia) 🌿


Nenhum comentário:

Postar um comentário